terça-feira, 12 de julho de 2011

Episódio Gigante Adamastor in Os Lusíadas



Compreensão:



1. Quanto tempo tinha já passado se inicia a narração do episádio do Adamastor?
Passou cinco dias.



2.Com que imagem se parece, de início, a figura do Adamastor ?



Aparece com uma nuvem com os ares que escurece.



3. Que sentimentos desperta o aparecimento súbito daquela extraordinária figura?



Os navegadores estavam com medo da tempestade entanto Vasco de Gama adivinhava o que iria acontecer.



4. Que caracterização física faz o narrador desta figura?



Mostra no ar robusta e válida, altura grandíssima, o rosto carregado, a barba esquálida, os olhos encovados, a postura medonda e má, a cor terrena e pálida, os cabelos cheios de terra e crespos, a boca negra, os dentes bamarelos e os membros grandes.



5. Qual o motivo essencial da fúria do Adamastor?



De Vasco de Gama e os navegadores de ter entrarem no território dele.



6. De modo proférico, o Adamastor anuncia as consequências que o futuro reserva para aqueles que ousarem ultrapassar o território à sua guarda.



6.1. Refere-as sucintamente.



Com ventos e tormentas desmedidas. E da primeira armada que passagem fizer por estas ondas insofridas.



7. Que história de amor viveu e sofeu o Adamastor? Reconta-a, de modo resumido.



Adamastor apaixonou-se por Tétis quando viu nua a sair na praia. AS todas as deusa desprezu do céu, só por amar das Águas a Princesa, teve como fosse impossivel alcançá-la pola grandeza feia do rosto. determinou por armas de tomá-la, e a Dorias a mae de Tétis este caso manisfestou de medo a Deusa entao por ela fala com fermoso riso honesto respondeu que nao podia ser, mas prometeu a livrar a guerra nos Oceanos.



Com a resposta de Tétis o Adamastor encheu com grandes abondanças, o peito de desejos e esperanças e uma noite de Dóris prometida, que aparece de longe o gesto lindo de branca Tétis única despida, como doido correu de longe, abrindo os braços, para aquela que era vida deste corpo, e começo os olhos belos a lhe beijar, as faces e os cabelos. Quando descobrir que foi enganado transformou-se em rechedos e vê sempre a sua amada a passar nas àguas.



No fim Vasco de Gama agradece por deixar passar.



8. Resumo da síntese do episódio.



Vasco de Gama andava cinco dias que um dia aparfeceu uma nuvem negra, os navegadores ficaram com medo, mas Vasco de Gama pareceu o que iria acontecer. Apareceu uma figura no mar que era grande feita de terra, que expirava terror. O gigante ameaça Vasco de Gama por ter entrando no território dele e também ameaça com castigos e naus futuras de destruir, mas a diante Vasco de Gama pergunta quem é ele e o gigante responde que era aquele oculto e grande Cabo, a quem chamam tormentório e que foi filho da Terra, que se chama Adamastor, e foi na Guerra contra os rais de Vulcano, mas cinquistando as ondas do Oceano, foi capitão do mar, por onde andava a armada de Neptuno que buscava e também que se apaixonou por Tétis que viu nua a sair na praia que como fosse impossivel e que determinou por armas de toma-la, mas a Tétis recusou o pedido de Adamastor mas prometeu acabar com a guerra nos Oceanos. E que uma noite de Dóris prometida, aparece de longe o gesto lindo, da branca Tétis única despida, Adamastoe corrou como xdoido com os abrços abertos e beijou as faces e os cabelos, mas conheceu que foi engano transformou-se num mostro e os seus membros transformaram em penedos e vê a Têtis a passar entre as águas.



Vasco de Gama agradece e seguiu a sua viagem à India.



Sem comentários:

Enviar um comentário