domingo, 27 de junho de 2010

carvoeiro ( diagolo)

Era uma vez um rei gostava muito de ir à caça. Um dia , perdeu-se da sua gente, e encontrou-se num grande bosque onde viu um carvoeiro que andava trabalhando. O rei dirigiu-se para ele e perguntou-lhe:
- Olha, podes me dizer onde estou?
- Estas no bosque dos milagres.
- Obrigado, é que vim a caçsa com a minha gente e perdi-me no bosque e agora nao sei o caminho de volta para o palacio.
- Olha , eu digo-te o caminho para o palacio mas primeiro tens de resolver um egnima.
- Esta bem, diz la qual é o egnima.
- O caminho da esquerda é da àgua, da direita é da terra e do meio é Deus. Pensa no nome do bosque e já sabes o caminho.
- Já sei, é o de Deus, porque o bosque é dos milagres.
- Ah !! Ainda bem que sabes...É por sim.
- Agora que me disseste o caminho agora pega la a tua recompensa.
-O que é?
- Um saco de moedas d e ouro.
- Obrigado.
Seguindo caminho de volta para o palacio encontrou o ministro e a sua mulher ela era uma mulher bonita.
-Ola rei.
-Ola ministro.
-Oque andas aqui fazer?
-Vim da caça com a minha gente e perdi-me.
-Já sabes o caminho?
-Já, um carvoeiro disse-me o caminho ate dei um saco como uma recompensa.
-Que sorte que o carvoeiro teve.
-Pois foi. Agora vou ter de ir.
Quando chegou ao palacio a rainha viu o rei e disse:
- Onde andas-te?
-Fui para o bosque à caça e perdi-me depois encontrei um carvoeiro e saber o caminho respondi a um egnima so assim soube o caminho. Depis encontrei o ministro e a sua mulher que andavam a passear.
-Ainda bem, que ele te disse o caminho.
-Pois foi, que ainda ha gente generosa.
O rei e a rainha depois foram felizes levava sempre um homem e um saco de moedas para o carvoeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário