O rei foi para a batalha e morreu à beira do grande rio. Quando a rainha soube a noticia da morte do seu esposo,ficou destroçada. Havia um tio, que era irmão bastardo do rei que vivia num castelo sobre os montes e que cobiçava o trono.
No palácio havia dois meninos,um era o principezinho, que tinha o cabelo louro e fino, e o outro era o escravozinho, que tinha o cabelo preto e crespo. Ambos dormiam em berços: o berço do principezinho era magnifico de marfim entre brocados, e do escravozinho era pobre e de verga.
Quando o bastardo soube da morte do seu irmão, decidiu matar o principezinho. Chegou ao palácio, mas aia ouviu-o.
Com rapidez, trocou o seu filho para o berço de marfim e o principezinho para o berço de verga. O bastardo levou o escravo esmagando, que matou, acabando também ele por morrer. Quando a rainha viu, começou a chorar, porque pensou que o seu filho morreu mas a aia, triste, foi buscar o principezinho e mostrou-o à rainha. Com alegria, a rainha chamou à aia " irmã do coração" e deu um abraço e também uma recompensa: levou-a ao tesoiro real. No fim, a aia pegou num punhal e cravou-o no seu coração.
Nesta fase, tinhas de incluir 7 trabalhos no teu portefólio digital, todos eles desenvolvidos na sala de aula e acompanhados por mim. Trata-se de reflexões sobre:
ResponderEliminar- Natal (mensagem pessoal);
- Festas Nicolinas:
* a minha opinião pessoal
* ilustração pessoal
* quadras
* entrevista;
- Eça de Queirós: vida e obra;
- A Aia, de Eça de Queirós – resumo;
Os critérios de avaliação são exactamente aqueles que definimos no início do curso e já utilizados no momento avaliativo imediatamente anterior, a saber:
- Número de trabalhos: 60%.
- Apresentação geral do portefólio: 10%.
- Personalização do documento: 5%.
- Correcção/adequação dos trabalhos: 15%.
- Trabalhos-extra (10%).
Esta é a tua avaliação:
Nº de trabalhos – 51% (76)
Apresentação geral – 11%
Personalização – 4%
Correcção/adequação – 9%
Trabalhos extra – 0%
Nota final do Portefólio: 75%.
O Professor Jorge Pimenta